CÓD.TítuloMinistrantes
MC01Propostas de atividades com os planos do discurso literomusical nos anos finais do ensino fundamentalAntonio de Jesus Santos (UFBA)
MC02A ocorrência de processos fonológicos na produção oral de aprendizes brasileiros em língua inglesa: uma reflexão teórica e práticaLucas Viana Alencar (UESB) e Marian Oliveira (UESB)
MC03Terminologia, Fraseologia e os caminhos na produção de dicionários e glossáriosIngrid Oliveira (UFBA) e Angelo de Souza Sampaio (UFBA)
MC04Lema, Definição e Remissão: introdução aos fundamentos da lexicografiaJane Keli Almeida da Silva (UFBA) e Cemary Correia de Sousa (UFBA)
MC05Os nomes de pessoas no Brasil: antroponímia e inovação lexicalJuliana Soledade (UFBA/UnB/CNPq)
MC06Tradução no ensino de línguas estrangeiras: entre diálogos, experimentos e propostasAline de Freitas Santos (UEFS)
MC07A negociação de sentidos no ensino da tradução: uma perspectiva interculturalShirlei Moreira (UEFS)
MC08Estudos de gêneros específicos: o resumo e sua variação enquanto práticas e eventos de letramentos contextuais e acadêmicosJohn Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI)
MC09Linguagem inclusiva/disruptiva de gênero no cenário brasileiroIran Ferreira de Melo (UFRPE)
MC10Integração e adaptação de livros didáticos de inglês: abordagens para contextos reais e desafios pedagógicosMellissa Moreira Figueiredo Barbosa (UEFS)
MC11Sociolinguística Cognitiva: um olhar para a variação categorialAurelina Ariadne Domingues Almeida (UFBA), Lorenna Oliveira dos Santos (UFBA) e Neila Maria Oliveira Santana (UNEB/UEFS)
MC12A Gramática Política na esfera pública digital – linguagens, cultura visual, afetos e desinformaçãoSergio Luiz Pereira da Silva (UNIRIO)
MC13Estudos sociolinguísticos na sala de aula: da teoria “passando pela descrição” ao ensinoJacson Baldoíno Silva (UEFS/FAPESB/UNEB)
MC14Aprendizagem Linguística Ativa: da teoria à GramaticotecaEloisa Pilati (UnB)
MC15Pesquisa diacrônica em foco: as fases gramaticais do português europeu e suas conexões com a sintaxe do português brasileiroLara Cardoso (UEFS/UESB)
MC16Construindo bases, desconstruindo cânones: um olhar para a história da representação literária ocidentalCamila Maria Araujo (UFBA), Andreza Oliveira Rocha (UFBA) e Joazila dos Santos Nascimento (UFBA)
MC17O conto de autoria feminina na literatura brasileira: breve panoramaDinameire Oliveira Carneiro Rios (UFT)
MC18Morfologia Cognitiva: fundamentos, limitações e perspectivasNatival Almeida Simões Neto (UFBA/UEFS) e Raphael Alves de Oliveira (UERJ)
MC19Verbos modais e semântica de mundos possíveisRerisson Cavalcante de Araújo (UFBA)
MC20Atlas Linguístico do Brasil e práticas de ensino de língua portuguesa: uma abordagem geo-etno-sociolinguísticaRenata Carvalho (UFBA) e Sandra Prudencio (UFBA)
MC21Ética em projetos de ensino, pesquisa e extensão em línguas e literaturasLiz Sandra Souza (UEFS)
CÓD.TítuloCoordenação
ST01A resistência do trabalho científico em análise de discurso no BrasilAgnaldo Almeida (UFCG) e Debora Massmann (UFAL)
ST02Discursos, subjetividades e heterotopias da cidadeCarla Luzia Carneiro Borges (UEFS), Regina Baracuhy (UFPB) e Maria da Graça Rodrigues dos Santos (UEFS)
ST03Análise das provas retóricas em distintas práticas sociaisDeywid Wagner de Melo (UFAL) e Eduardo Lopes Piris (UESC)
ST04Análises em argumentação retórica: interfacesLucas Nascimento (UEFS), Carla Severiano de Carvalho (UNEB) e Márcia Pituba Freitas (PUC-SP)
ST05Pesquisa, Ensino e extensão nas ciências do léxico: trânsitos e intersecçõesCelina Márcia de Souza Abbade (UNEB) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
ST06Português na mídia: descrições e análises linguísticasCristina Figueiredo (UFBA), Renata Carvalho (UFBA), Sandra Prudencio (UFBA) e Raisa Reis (UFBA)
ST07Linguagens e periferias: aspectos transdisciplinaresBárbara Bezerra de Santana Pereira (UNEB) e Jean Marcel de Oliveira Araújo (UNEB)
ST08O contato linguístico na formação de variedades do portuguêsDante Lucchesi (UFBA/UFF/CNPq), Norma Lucia Fernandes de Almeida (UEFS) e Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS)
ST09Onomástica em LibrasLiliane Barreiros (UEFS) e Alexandre Melo de Sousa (UFAL)
ST10(Multi)letramentos digitais, ensino de língua e formação docenteÚrsula Cunha Anecleto (UEFS), Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB), Carlos Eduardo Diaz Loyo (UCAB) e Sirlaine Pereira Nascimento (SMED)
ST11Uso efetivo da língua(gem) em práticas sociais no passado e no presente: do letramento da letra aos (multi)pluriletramentosThiago Trindade Matias (UFAL) e Janio Nunes dos Santos (UFAL)
ST12Fonologia e Ensino de línguasAndré Pedro da Silva (UFBA) e Vera Pacheco (UESB)
ST13Ensino de língua portuguesa no contexto da formação de professores: gêneros textuais/discursivos e práticas de letramentoMarcia Mendes Santos (UNEB) e Patrícia Vilela da Silva (UNEB)
ST14Formação docente de língua e literatura: repertórios e intersecções na linguagem e na educaçãoRenailda Ferreira Cazumbá (UEFS), Oton Magno Santana dos Santos (UNEB) e Edna Marques Ribeiro Amorim (UNEB)
ST15Gêneros textuais/discursivos: práticas e processos de letramentos de leitura e escritaJohn Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI), Iraci Nobre da Silva (UNEAL) e Gisely Martins da Silva (UNICAP/UNEAL)
ST16Formação leitora: do enfoque funcional ao literário decolonialGilmei Francisco Fleck (UNIOESTE), Phelipe de Lima Cerdeira (UFRJ) e Patrício Nunes Barreiros (UEFS/CNPq)
ST17Perspectivas para uma história social da cultura escrita e linguística do Brasil: conexões multidisciplinaresAndré Luiz Alves Moreno (UNEB) e Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB)
ST18Teorias e concepções linguísticas contemporâneas: ciência, ideologia e EstadoMatheus Santos Oliveira (UFBA) e Rerisson Cavalcante (UFBA)
ST19Escrita, conhecimento linguístico e cidadeAdielson Ramos de Cristo (UFRB/UNICAMP), Carolina Rodriguez-Alcalá (UNICAMP), Élcio Aloisio Fragoso (UNIR) e José Edicarlos de Aquino (UFT)
ST20Ensino de argumentação emancipadora e fortalecimento da agenda social democráticaIsabel Michelan de Azevedo (UFS) e Glícia Marili Azevedo de Medeiros (UFRN)
ST21Questões contemporâneas em linguagem e gêneroIran Ferreira de Melo (UFRPE) e Jomson Teixeira da Silva Filho (UPE)
ST22Linguagem e Envelhecimento: construindo caminhos para uma práxis anti-idadistaMarcus Vinicius Borges Oliveira (UFBA), Larissa Picinato Mazuchelli (UFU) e Pricila Oliveira de Araújo (UEFS)
ST23Aquisição da linguagem e desenvolvimento semântico-cognitivo em contextos neurotípicos e neurodiversosJan Edson Rodrigues Leite (UFPB), Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB) e Paulo Vinícius Ávila Nóbrega (UEPB)
ST24Abordagens linguísticas baseadas no uso: descrição, análise e ensino de línguaEdvaldo Balduíno Bispo (UFRN/CNPq), Fernando Cordeiro (UFERSA) e Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN/CNPq)
ST25Jogos pedagógicos, objetos didáticos de aprendizagem e práticas de ludicidade no ensino de língua portuguesaFernando Augusto de Lima Oliveira (UPE) e Marcus Garcia de Sene (UPE)
ST26Letramentos linguísticos e literários: propostas inovadoras e/ou integradoras para a educação básicaFabricio da Silva Amorim (IFBA), Gracielle de Barros Jesus (IFBA) e Valter de Carvalho Dias (IFBA)
ST27Propostas metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa – Aprendizagem Linguística Ativa, Sociolinguística Educacional e Ensino de Gramática em Três EixosDayane Moreira Lemos (UNEB), Eloisa Nascimento Silva Pilati (UnB), Gilce de Souza Almeida (UNEB) e Moacir da Silva Côrtes Junior (UNEB)
ST28História do Português Brasileiro: fases colonial e pós-colonialAdilson Silva (UEFS) e Rosana Carvalho Brito (UFBA/UEFS)
ST29Literatura e vida social: poéticas em trânsito e fissuras de vozes em dissidênciaCibele Verrangia Correa da Silva (UNEB/SEC-BA) e Diego Ramon Souza Pereira (UNEB/SEC-BA)
ST30Literatura, cultura e violênciaMarcio Ferreira da Silva (UFAL) e Renildo Ribeiro-de-Siqueira (UNEAL)
ST31Imagens dissonantes: representações de sujeitos subalternos na ficção brasileiraDinameire Oliveira Carneiro Rios (UFT)
ST32As encruzilhadas contracoloniais nas literaturas e manifestações culturais africanas e afrodiaspóricaInara de Oliveira Rodrigues (UESC) e Paulo Roberto Alves dos Santos (UEFS/PPGL-UESC)
ST33Estudos em Morfologia e interfacesNatival Almeida Simões Neto (UFBA/UEFS) e Elisângela Gonçalves (UESB)
ST34Ensino-aprendizagem de línguas-culturas, políticas linguísticas institucionais e internacionalizaçãoLiz Sandra Souza e Souza (UEFS), Milenna Brun (UEFS) e Vilton Soares de Souza (IFMA)
ST35Políticas linguísticas para o plurilinguismo no ensino superiorAlex Sandro Beckhauser (UEFS) e Fabrício Paiva Mota (UFS)
ST36Semântica, Pragmática e interfaces: estudos de significação e discursoBaktalaia de Lis Andrade Leal (UNEB) e Danilo da Silva Santos Brito (UFOB)
ST37Semiótica e Educação: diálogos e desafiosCarolina Lindenberg Lemos (UFC) e Oriana de Nadai Fulaneti (UFPB)
ST38Estudos formais das línguas naturais: descrição, análise e experimentosAdeilson Pinheiro Sedrins (UFAPE/UFAL) e Marcelo Amorim Sibaldo (UFPE)
ST39Abordagens sociolinguísticas: produção, percepção e contato dialetalAlmir Almeida de Oliveira (UNEAL) e Dariana Nunes dos Santos (UNEAL)
ST40Estudos sobre o contato entre dialetos mutuamente inteligíveisEmerson Santos de Souza (SEDUC-FSA), Lívia Oushiro (UNICAMP) e Claudia Regina Brescancini (PUC-RS/CNPq)
ST41Variação e mudança linguística: possibilidade de trânsitos e intersecçõesValéria Viana Sousa (UESB), Gessilene Silveira Kanthack (UESC), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Maria Aparecida de Souza Guimarães (UNEB)
ST42Estudos sociolinguísticos e sua aplicação ao ensino de língua portuguesaGredson dos Santos (UFBA), Ísis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB) e Geisa Borges da Costa (UFBA)
ST43Estudos variacionistas da morfossintaxe do português brasileiroVivian Antonino (UESB), Lanuza Lima Santos (IFBA) e Elisângela dos Passos Mendes (IFBA)
ST44Letramentos digitais e inteligência artificial: qual seu lugar na formação de professores de língua portuguesa?Andréa Beatriz Hack de Góes (UFBA) e Mônica Moreira de Oliveira Torres (UNEB)
ST45Estudos sintáticos para o ensino de língua materna

Elias André Silva (UFAL) e Cleidson Jacinto de Freitas (IFAL)

Integrantes da comunidade do GELNE:

Não façam qualquer pagamento de PIX ou boletos a contas que não sejam de titularidade do GELNE.

O GELNE recebe pagamento apenas por uma conta própria do PagSeguro, já vinculada a nossos sistemas de anuidade e inscrição.

Atenciosamente,
Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.