CÓD. | Título | Coordenação |
---|---|---|
ST01 | A resistência do trabalho científico em análise de discurso no Brasil | Agnaldo Almeida (UFCG) e Debora Massmann (UFAL) |
ST02 | Discursos, subjetividades e heterotopias da cidade | Carla Luzia Carneiro Borges (UEFS), Regina Baracuhy (UFPB) e Maria da Graça Rodrigues dos Santos (UEFS) |
ST03 | Análise das provas retóricas em distintas práticas sociais | Deywid Wagner de Melo (UFAL) e Eduardo Lopes Piris (UESC) |
ST04 | Análises em argumentação retórica: interfaces | Lucas Nascimento (UEFS), Carla Severiano de Carvalho (UNEB) e Márcia Pituba Freitas (PUC-SP) |
ST05 | Pesquisa, Ensino e extensão nas ciências do léxico: trânsitos e intersecções | Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT) |
ST06 | Português na mídia: descrições e análises linguísticas | Cristina Figueiredo (UFBA), Renata Carvalho (UFBA), Sandra Prudencio (UFBA) e Raisa Reis (UFBA) |
ST07 | Linguagens e periferias: aspectos transdisciplinares | Bárbara Bezerra de Santana Pereira (UNEB) e Jean Marcel de Oliveira Araújo (UNEB) |
ST08 | O contato linguístico na formação de variedades do português | Dante Lucchesi (UFBA/UFF/CNPq), Norma Lucia Fernandes de Almeida (UEFS), Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS) e Gredson dos Santos (UFBA) |
ST09 | Onomástica em Libras | Liliane Barreiros (UEFS) e Alexandre Melo de Sousa (UFAL) |
ST10 | (Multi)letramentos digitais, ensino de língua e formação docente | Úrsula Cunha Anecleto (UEFS), Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB), Carlos Eduardo Diaz Loyo (UCAB) e Sirlaine Pereira Nascimento (SMED) |
ST11 | Uso efetivo da língua(gem) em práticas sociais no passado e no presente: do letramento da “letra” aos (multi)pluriletramentos | Thiago Trindade Matias (UFAL) e Janio Nunes dos Santos (UFAL) |
ST12 | Fonologia e Ensino de línguas | André Pedro da Silva (UFBA) e Vera Pacheco (UESB) |
ST13 | Ensino de língua portuguesa no contexto da formação de professores: gêneros textuais/discursivos e práticas de letramento | Marcia Mendes Santos (UNEB) e Patrícia Vilela da Silva (UNEB) |
ST14 | Formação docente de língua e literatura: repertórios e intersecções na linguagem e na educação | Renailda Ferreira Cazumbá (UEFS), Oton Magno Santana dos Santos (UNEB) e Edna Marques Ribeiro Amorim (UNEB) |
ST15 | Gêneros textuais/discursivos: práticas e processos de letramentos de leitura e escrita | John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI), Iraci Nobre da Silva (UNEAL) e Gisely Martins da Silva (UNICAP/UNEAL) |
ST16 | Formação leitora: do enfoque funcional ao literário decolonial | Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE), Phelipe de Lima Cerdeira (UFRJ) e Patrício Nunes Barreiros (UEFS/CNPq) |
ST17 | Perspectivas para uma história social da cultura escrita e linguística do Brasil: conexões multidisciplinares | André Luiz Alves Moreno (UNEB) e Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB) |
ST18 | Teorias e concepções linguísticas contemporâneas: ciência, ideologia e Estado | Matheus Santos Oliveira (UFBA) e Rerisson Cavalcante (UFBA) |
ST19 | Escrita, conhecimento linguístico e cidade | Adielson Ramos de Cristo (UFRB/UNICAMP), Carolina Rodriguez-Alcalá (UNICAMP), Élcio Aloisio Fragoso (UNIR) e José Edicarlos de Aquino (UFT) |
ST20 | Ensino de argumentação emancipadora e fortalecimento da agenda social democrática | Isabel Michelan de Azevedo (UFS) e Glícia Marili Azevedo de Medeiros (UFRN) |
ST21 | Questões contemporâneas em linguagem e gênero | Iran Ferreira de Melo (UFRPE) e Jomson Teixeira da Silva Filho (UPE) |
ST22 | Linguagem e Envelhecimento: construindo caminhos para uma práxis anti-idadista | Marcus Vinicius Borges Oliveira (UFBA), Larissa Picinato Mazuchelli (UFU) e Pricila Oliveira de Araújo (UEFS) |
ST23 | Aquisição da linguagem e desenvolvimento semântico-cognitivo em contextos neurotípicos e neurodiversos | Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB), Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB) e Paulo Vinícius Ávila Nóbrega (UEPB) |
ST24 | Abordagens linguísticas baseadas no uso: descrição, análise e ensino de língua | Edvaldo Balduíno Bispo (UFRN/CNPq), Fernando Cordeiro (UFERSA) e Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN/CNPq) |
ST25 | Jogos pedagógicos, objetos didáticos de aprendizagem e práticas de ludicidade no ensino de língua portuguesa | Fernando Augusto de Lima Oliveira (UPE) e Marcus Garcia de Sene (UPE) |
ST26 | Letramentos linguísticos e literários: propostas inovadoras e/ou integradoras para a educação básica | Fabricio da Silva Amorim (IFBA), Gracielle de Barros Jesus (IFBA) e Valter de Carvalho Dias (IFBA) |
ST27 | Propostas metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa – Aprendizagem Linguística Ativa, Sociolinguística Educacional e Ensino de Gramática em Três Eixos | Dayane Moreira Lemos (UNEB), Eloisa Nascimento Silva Pilati (UnB), Gilce de Souza Almeida (UNEB) e Moacir da Silva Côrtes Junior (UNEB) |
ST28 | História do Português Brasileiro: fases colonial e pós-colonial | Adilson Silva (UEFS) e Rosana Carvalho Brito (UFBA/UEFS) |
ST29 | Literatura e vida social: poéticas em trânsito e fissuras de vozes em dissidência | Cibele Verrangia Correa da Silva (UNEB) e Diego Ramon Souza Pereira (SEC-BA) |
ST30 | Literatura, cultura e violência | Marcio Ferreira da Silva (UFAL) e Renildo Ribeiro-de-Siqueira (UNEAL) |
ST31 | Imagens dissonantes: representações de sujeitos subalternos na ficção brasileira | Dinameire Oliveira Carneiro Rios (UEFS), Alana Freitas El Fahl (UEFS) e Claudio Cledson Novaes (UEFS) |
ST32 | As encruzilhadas contracoloniais nas literaturas e manifestações culturais africanas e afrodiaspórica | Inara de Oliveira Rodrigues (UESC) e Paulo Roberto Alves dos Santos (UEFS/PPGL-UESC) |
ST33 | Estudos em Morfologia e interfaces | Natival Almeida Simões Neto (UFBA/UEFS) e Elisângela Gonçalves (UESB) |
ST34 | Ensino-aprendizagem de línguas-culturas, políticas linguísticas institucionais e internacionalização | Liz Sandra Souza e Souza (UEFS), Milenna Brun (UEFS) e Vilton Soares de Souza (IFMA) |
ST35 | Políticas linguísticas para o plurilinguismo no ensino superior | Alex Sandro Beckhauser (UEFS) e Fabrício Paiva Mota (UFS) |
ST36 | Semântica, Pragmática e interfaces: estudos de significação e discurso | Baktalaia de Lis Andrade Leal (UNEB) e Danilo da Silva Santos Brito (UFOB) |
ST37 | Semiótica e Educação: diálogos e desafios | Carolina Lindenberg Lemos (UFC) e Oriana de Nadai Fulaneti (UFPB) |
ST38 | Estudos formais das línguas naturais: descrição, análise e experimentos | Adeilson Pinheiro Sedrins (UFAPE/UFAL) e Marcelo Amorim Sibaldo (UFPE) |
ST39 | Abordagens sociolinguísticas: produção, percepção e contato dialetal | Almir Almeida de Oliveira (UNEAL) e Dariana Nunes dos Santos (UNEAL) |
ST40 | Estudos sobre o contato entre dialetos mutuamente inteligíveis | Emerson Santos de Souza (SEDUC-FSA), Lívia Oushiro (UNICAMP) e Claudia Regina Brescancini (PUC-RS/CNPq) |
ST41 | Variação e mudança linguística: possibilidade de trânsitos e intersecções | Valéria Viana Sousa (UESB), Gessilene Silveira Kanthack (UESC), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Maria Aparecida de Souza Guimarães (UNEB) |
ST42 | Estudos sociolinguísticos e sua aplicação ao ensino de língua portuguesa | Ísis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB) e Geisa Borges da Costa (UFBA). |
ST43 | Estudos variacionistas da morfossintaxe do português brasileiro | Vivian Antonino (UESB), Lanuza Lima Santos (IFBA) e Elisângela dos Passos Mendes (IFBA) |
ST44 | Letramentos digitais e inteligência artificial: qual seu lugar na formação de professores de língua portuguesa? | Andréa Beatriz Hack de Góes (UFBA) e Mônica Moreira de Oliveira Torres (UNEB) |
ST45 | Estudos sintáticos para o ensino de língua materna | Elias André Silva (UFAL) e Cleidson Jacinto de Freitas (IFAL) |
CÓD. | Título | Coordenação |
ST01 | A resistência do trabalho científico em análise de discurso no Brasil | Agnaldo Almeida (UFCG) e Debora Massmann (UFAL) |
ST02 | Discursos, subjetividades e heterotopias da cidade | Carla Luzia Carneiro Borges (UEFS), Regina Baracuhy (UFPB) e Maria da Graça Rodrigues dos Santos (UEFS) |
ST03 | Análise das provas retóricas em distintas práticas sociais | Deywid Wagner de Melo (UFAL) e Eduardo Lopes Piris (UESC) |
ST04 | Análises em argumentação retórica: interfaces | Lucas Nascimento (UEFS), Carla Severiano de Carvalho (UNEB) e Márcia Pituba Freitas (PUC-SP) |
ST05 | Pesquisa, Ensino e extensão nas ciências do léxico: trânsitos e intersecções | Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT) |
ST06 | Português na mídia: descrições e análises linguísticas | Cristina Figueiredo (UFBA), Renata Carvalho (UFBA), Sandra Prudencio (UFBA) e Raisa Reis (UFBA) |
ST07 | Linguagens e periferias: aspectos transdisciplinares | Bárbara Bezerra de Santana Pereira (UNEB) e Jean Marcel de Oliveira Araújo (UNEB) |
ST08 | O contato linguístico na formação de variedades do português | Dante Lucchesi (UFBA/UFF/CNPq), Norma Lucia Fernandes de Almeida (UEFS) e Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS) |
ST09 | Onomástica em Libras | Liliane Barreiros (UEFS) e Alexandre Melo de Sousa (UFAL) |
ST10 | (Multi)letramentos digitais, ensino de língua e formação docente | Úrsula Cunha Anecleto (UEFS), Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB), Carlos Eduardo Diaz Loyo (UCAB) e Sirlaine Pereira Nascimento (SMED) |
ST11 | Uso efetivo da língua(gem) em práticas sociais no passado e no presente: do letramento da “letra” aos (multi)pluriletramentos | Thiago Trindade Matias (UFAL) e Janio Nunes dos Santos (UFAL) |
ST12 | Fonologia e Ensino de línguas | André Pedro da Silva (UFBA) e Vera Pacheco (UESB) |
ST13 | Ensino de língua portuguesa no contexto da formação de professores: gêneros textuais/discursivos e práticas de letramento | Marcia Mendes Santos (UNEB) e Patrícia Vilela da Silva (UNEB) |
ST14 | Formação docente de língua e literatura: repertórios e intersecções na linguagem e na educação | Renailda Ferreira Cazumbá (UEFS), Oton Magno Santana dos Santos (UNEB) e Edna Marques Ribeiro Amorim (UNEB) |
ST15 | Gêneros textuais/discursivos: práticas e processos de letramentos de leitura e escrita | John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI), Iraci Nobre da Silva (UNEAL) e Gisely Martins da Silva (UNICAP/UNEAL) |
ST16 | Formação leitora: do enfoque funcional ao literário decolonial | Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE), Phelipe de Lima Cerdeira (UFRJ) e Patrício Nunes Barreiros (UEFS/CNPq) |
ST17 | Perspectivas para uma história social da cultura escrita e linguística do Brasil: conexões multidisciplinares | André Luiz Alves Moreno (UNEB) e Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB) |
ST18 | Teorias e concepções linguísticas contemporâneas: ciência, ideologia e Estado | Matheus Santos Oliveira (UFBA) e Rerisson Cavalcante (UFBA) |
ST19 | Escrita, conhecimento linguístico e cidade | Adielson Ramos de Cristo (UFRB/UNICAMP), Carolina Rodriguez-Alcalá (UNICAMP), Élcio Aloisio Fragoso (UNIR) e José Edicarlos de Aquino (UFT) |
ST20 | Ensino de argumentação emancipadora e fortalecimento da agenda social democrática | Isabel Michelan de Azevedo (UFS) e Glícia Marili Azevedo de Medeiros (UFRN) |
ST21 | Questões contemporâneas em linguagem e gênero | Iran Ferreira de Melo (UFRPE) e Jomson Teixeira da Silva Filho (UPE) |
ST22 | Linguagem e Envelhecimento: construindo caminhos para uma práxis anti-idadista | Marcus Vinicius Borges Oliveira (UFBA), Larissa Picinato Mazuchelli (UFU) e Pricila Oliveira de Araújo (UEFS) |
ST23 | Aquisição da linguagem e desenvolvimento semântico-cognitivo em contextos neurotípicos e neurodiversos | Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB), Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB) e Paulo Vinícius Ávila Nóbrega (UEPB) |
ST24 | Abordagens linguísticas baseadas no uso: descrição, análise e ensino de língua | Edvaldo Balduíno Bispo (UFRN/CNPq), Fernando Cordeiro (UFERSA) e Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN/CNPq) |
ST25 | Jogos pedagógicos, objetos didáticos de aprendizagem e práticas de ludicidade no ensino de língua portuguesa | Fernando Augusto de Lima Oliveira (UPE) e Marcus Garcia de Sene (UPE) |
ST26 | Letramentos linguísticos e literários: propostas inovadoras e/ou integradoras para a educação básica | Fabricio da Silva Amorim (IFBA), Gracielle de Barros Jesus (IFBA) e Valter de Carvalho Dias (IFBA) |
ST27 | Propostas metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa – Aprendizagem Linguística Ativa, Sociolinguística Educacional e Ensino de Gramática em Três Eixos | Dayane Moreira Lemos (UNEB), Eloisa Nascimento Silva Pilati (UnB), Gilce de Souza Almeida (UNEB) e Moacir da Silva Côrtes Junior (UNEB) |
ST28 | História do Português Brasileiro: fases colonial e pós-colonial | Adilson Silva (UEFS) e Rosana Carvalho Brito (UFBA/UEFS) |
ST29 | Literatura e vida social: poéticas em trânsito e fissuras de vozes em dissidência | Cibele Verrangia Correa da Silva (UNEB/SEC-BA) e Diego Ramon Souza Pereira (UNEB/SEC-BA) |
ST30 | Literatura, cultura e violência | Marcio Ferreira da Silva (UFAL) e Renildo Ribeiro-de-Siqueira (UNEAL) |
ST31 | Imagens dissonantes: representações de sujeitos subalternos na ficção brasileira | Dinameire Oliveira Carneiro Rios (UFT) |
ST32 | As encruzilhadas contracoloniais nas literaturas e manifestações culturais africanas e afrodiaspórica | Inara de Oliveira Rodrigues (UESC) e Paulo Roberto Alves dos Santos (UEFS/PPGL-UESC) |
ST33 | Estudos em Morfologia e interfaces | Natival Almeida Simões Neto (UFBA/UEFS) e Elisângela Gonçalves (UESB) |
ST34 | Ensino-aprendizagem de línguas-culturas, políticas linguísticas institucionais e internacionalização | Liz Sandra Souza e Souza (UEFS), Milenna Brun (UEFS) e Vilton Soares de Souza (IFMA) |
ST35 | Políticas linguísticas para o plurilinguismo no ensino superior | Alex Sandro Beckhauser (UEFS) e Fabrício Paiva Mota (UFS) |
ST36 | Semântica, Pragmática e interfaces: estudos de significação e discurso | Baktalaia de Lis Andrade Leal (UNEB) e Danilo da Silva Santos Brito (UFOB) |
ST37 | Semiótica e Educação: diálogos e desafios | Carolina Lindenberg Lemos (UFC) e Oriana de Nadai Fulaneti (UFPB) |
ST38 | Estudos formais das línguas naturais: descrição, análise e experimentos | Adeilson Pinheiro Sedrins (UFAPE/UFAL) e Marcelo Amorim Sibaldo (UFPE) |
ST39 | Abordagens sociolinguísticas: produção, percepção e contato dialetal | Almir Almeida de Oliveira (UNEAL) e Dariana Nunes dos Santos (UNEAL) |
ST40 | Estudos sobre o contato entre dialetos mutuamente inteligíveis | Emerson Santos de Souza (SEDUC-FSA), Lívia Oushiro (UNICAMP) e Claudia Regina Brescancini (PUC-RS/CNPq) |
ST41 | Variação e mudança linguística: possibilidade de trânsitos e intersecções | Valéria Viana Sousa (UESB), Gessilene Silveira Kanthack (UESC), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Maria Aparecida de Souza Guimarães (UNEB) |
ST42 | Estudos sociolinguísticos e sua aplicação ao ensino de língua portuguesa | Gredson dos Santos (UFBA), Ísis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB) e Geisa Borges da Costa (UFBA) |
ST43 | Estudos variacionistas da morfossintaxe do português brasileiro | Vivian Antonino (UESB), Lanuza Lima Santos (IFBA) e Elisângela dos Passos Mendes (IFBA) |
ST44 | Letramentos digitais e inteligência artificial: qual seu lugar na formação de professores de língua portuguesa? | Andréa Beatriz Hack de Góes (UFBA) e Mônica Moreira de Oliveira Torres (UNEB) |
ST45 | Estudos sintáticos para o ensino de língua materna | Elias André Silva (UFAL) e Cleidson Jacinto de Freitas (IFAL) |
Integrantes da comunidade do GELNE:
Não façam qualquer pagamento de PIX ou boletos a contas que não sejam de titularidade do GELNE.
O GELNE recebe pagamento apenas por uma conta própria do PagSeguro, já vinculada a nossos sistemas de anuidade e inscrição.
Atenciosamente,
Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.